terça-feira, 17 de maio de 2011

16/05/2011 12h04 - Atualizado em 16/05/2011 12h04

Cientistas descobrem relação entre depressão e DNA

Resultados semelhantes foram obtidos por dois estudos diferentes.
Pesquisadores ainda não conseguiram identificar um gene específico.

Do G1, em São Paulo
Dois estudos distintos chegaram ao mesmo resultado na busca por uma explicação genética para a depressão. Segundo os pesquisadores, o DNA do cromossomo 3 está ligado ao mal. Contudo, eles não conseguiram isolar nenhum gene específico que cause o problema, que afeta cerca de um quinto das pessoas em algum momento da vida.
Os estudos foram feitos separadamente pela Universidade Washington, em Saint Louis, EUA, e pelo King’s College, em Londres, Inglaterra. Os resultados de ambas foram publicadas pelo “American Journal of Psychiatry”.
“O que é impressionante é que os dois grupos encontraram exatamente a mesma região em dois estudos separados”, disse Pamela Madden, da instituição norte-americana. “Estávamos trabalhando independentemente, sem nenhum tipo de colaboração, e quando procuramos uma forma de replicar nossas descobertas, a equipe de Londres entrou em contato e disse: ‘Encontramos a mesma ligação, e isso é significativo’”.
“Pela primeira vez, encontramos uma região genética associada à depressão, e o que faz as descobertas impactantes é a semelhança entre os resultados dos nossos estudos”, afirmou Gerome Breen, autor principal da pesquisa britânica.
Estudos anteriores feitos com famílias já sugeriam que o risco de depressão fosse determinado pela genética. Os pesquisadores acreditam ainda que haja mais genes envolvidos no processo. As novas descobertas não terão impacto imediato para os pacientes, mas ajuda a compreender melhor o que causa o mal, segundo os cientistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário